Veja como funcionam os carros híbridos e descubra quais benefícios essa tendência pode trazer a você

 

Embora os carros híbridos estejam crescendo em popularidade, o fato é que ainda poucas pessoas estão realmente usando essa tecnologia, principalmente devido à falta de conhecimento de como esses veículos funcionam e se eles são tão bons quanto outras opções movidas a gasolina.

 

Mas o cenário gradualmente está se transformando. O próprio governo brasileiro adotou algumas iniciativas para estimular o uso dos carros híbridos, como o Programa da Indústria Automobilística Brasileira ROTA 2030 e programas de controle de emissões do Ministério do Meio Ambiente.

 

Aproveite para entender como essa tecnologia funciona e quais benefícios ela pode oferecer.

O QUE É UM CARRO HÍBRIDO?

Muito simplesmente, os carros híbridos combinam pelo menos um motor elétrico com um motor a gasolina para mover o veículo, e seu sistema recarrega energia por meio de frenagem regenerativa. 

 

Às vezes, o motor elétrico faz todo o trabalho, às vezes é o motor a combustível e às vezes eles trabalham juntos. O resultado é menos gasolina queimada e portanto, melhor economia de combustível e maior a vida útil do veículo

EXEMPLOS DE CARROS HÍBRIDOS NO BRASIL

  • Toyota Prius
  • Lexus CT 200h
  • BMW i3
  • Ford Fusion Titanium Hybrid
  • Porsche Cayenne S-Hybrid

TIPOS DE VEÍCULOS HÍBRIDOS

HÍBRIDO-PARALELO

Nesse projeto mais, o motor elétrico e o motor a gasolina são conectados em uma transmissão comum que combina as duas fontes de energia. 

 

Essa transmissão pode ser automática, manual ou continuamente variável (CVT). 

HÍBRIDO-SÉRIE

Neste projeto, o motor elétrico fornece todo o empuxo, e nunca há uma conexão físico-mecânica entre o motor e as rodas. 

 

O motor a gasolina existe apenas para recarregar a bateria. Isso resulta em uma experiência de direção mais real de um carro elétrico, com aceleração mais suave e poderosa. 

HÍBRIDO PLUG-IN

Um híbrido plug-in aprimora o conceito híbrido convencional com uma bateria muito maior que deve ser totalmente recarregada usando uma fonte de eletricidade externa - de sua casa, escritório ou estação de carregamento pública. 

 

Essa maior quantidade de armazenamento de energia é como um tanque de gasolina maior: permite uma direção totalmente elétrica prolongada e pode reduzir significativamente o consumo de combustível. 

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE UM CARRO HÍBRIDO?

Aqui estão algumas das principais vantagens dos carros híbridos

1 - ECOLOGICAMENTE CORRETO

Uma das maiores vantagens de um carro híbrido em relação a um carro movido a gasolina é que ele segue uma das maiores tendências ambientais e roda “mais limpo” e tem melhor consumo de combustível, o que o torna ecologicamente correto. 

2 - BENEFÍCIOS FINANCEIROS

Os carros híbridos são apoiados por muitos créditos e incentivos que ajudam a torná-los acessíveis. 

 

O próprio Programa da Indústria Automobilística Brasileira ROTA 2030 é um bom exemplo, uma vez que oferece créditos fiscais para empresas que investirem em pesquisa e desenvolvimento.

3 - MENOR DEPENDÊNCIA DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS

Um carro híbrido é muito mais limpo e economiza combustível, o que significa menos emissões e menos dependência de combustíveis fósseis. Isso, por sua vez, também ajuda a reduzir o preço da gasolina no mercado interno.

 

Os carros híbridos são excelentes porque oferecem, ao mesmo tempo, conforto e alta tecnologia, ótimo consumo se comparado aos veículos tradicionais e, claro, menor impacto ambiental, visto que reduz a emissão de gases de efeito estufa. Portanto, na hora de comprar um carro novo, não deixe de considerar essa categoria!