Da importância do milho para a economia brasileira: função econômica, social e os diversos tipos de grãos desta importante commodity 

O milho é uma dentre as diversas commodities que o Brasil produz e exporta. Tais mercadorias estão em íntima relação com o agronegócio, que, historicamente, compõem a maior parcela do volume de exportações brasileiras. Para se ter uma ideia, segundo dados do IPEA, em novembro de 2022, 44,9% do volume exportado pelo Brasil adveio do agronegócio. Já o CEPEA, ligado à ESALQ, fez uma estimativa com dados de janeiro a setembro de 2022, na qual se constatou que 25% do PIB era composto pelo agronegócio. 

E onde se encaixa o milho nesse montante produzido e exportado? Segundo a CONAB, na safra de 2022/23 houve um incremento de 12,5%, atingindo uma produção estimada em 127 milhões de toneladas. Consumido há milhares de anos por povos ameríndios, o milho cumpre uma função social importante: pode ser consumido cozido, assado, em forma de suco, sorvete e curau.  Tendo em mente a amplitude econômica e social do milho, conheça agora os cinco tipos do grão e suas principais características e diferenças.

 

  • Milho doce

Este é o popular milho verde. O nome advém justamente pelo fato de que ele é colhido antes de estar maduro. Como características principais, apresenta quantidade maior de açúcar, por ser fruto de mutações genéticas, coloração amarelada e baixa necessidade de mecanização. Além disso, é bastante utilizado na alimentação humana.

  • Milho duro

Também chamado de flint corn, o milho duro recebe este nome porque o endosperma duro sobressai na superfície do grão, fazendo com que ele adquira um aspecto mais firme e liso. Ao contrário do milho verde, este é colhido em sua fase madura, e é utilizado principalmente para a produção de farinha de milho, cervejas, massas, canjica e fubá.

  • Milho dentado

Este milho apresenta uma depressão na parte superior de sua superfície, fazendo com que ele apresente a forma de um dente. Semelhante ao milho duro, sua fase de colheita é quando está em período de maturação. Entretanto, diferentemente do milho duro e do verde, seu destino principal é a nutrição animal, bem como a produção de xaropes e álcool. Outra diferença interessante é a coloração do milho dentado, que pode variar de branco e amarelo até tons avermelhados e marrom. 

  • Milho-pipoca

Extremamente popular, o milho de pipoca tem cor amarela e alaranjada, possui espigas menores e pouca quantidade de grãos. O fato de possuir baixo teor de umidade faz com que ele se expanda na medida em que é aquecido e a água pressiona seu interior, transformando-o na conhecida pipoca. Além disso, possui uma casca bastante rígida.

  • Milho farináceo

Em contraste com o milho-pipoca, este apresenta tecido mole e farináceo. Pode ser encontrado nas cores azul, amarela e branca. Por ser macio, é possível extrair dele grande quantidade de amido, favorecendo a produção de farinha. Também é utilizado na produção de canjica e alimentos sem glúten.