Rotação de culturas, curvas de nível, afolhamento: conheça 5 técnicas de manejo que trarão ótimos resultados à sua produção.

A importância das técnicas de manejo

Muitos se esquecem do trabalho que há por trás do processo agrícola - principalmente quando se refere ao cuidado com o solo. Apresentamos abaixo 5 técnicas de manejo que irão te auxiliar a cuidar melhor de sua terra e de sua produção.

Rotação de Culturas

Trata-se de uma técnica básica e secular. Consiste essencialmente em alterar de forma planejada diferentes culturas em um mesmo território plantado. Os pontos positivos de praticar a esta modalidade de técnica de manejo giram em torno da rotatividade de nutrientes exigidos do solo pelas diferentes culturas. 

Ou seja, na medida em que se alterna as plantações, diferentes tipos de nutrientes serão requisitados devido ao fato de que se trata de uma planta diferente. Isso promove um melhor aproveitamento do solo, garantindo mais sustentabilidade e produtividade ao produtor. 

 

Curvas de Nível

Outra técnica milenar são as curvas de nível. Praticada na América do Sul há séculos pelos Incas, este tipo de manejo consiste em organizar a produção em diferentes linhas em altitudes diversas. Tem como objetivo facilitar o cultivo em áreas íngremes, permitindo uma melhor irrigação entre as diferentes camadas do solo.

Vale a pena ressaltar alguns benefícios da técnica de curvas de nível. Uma delas é a sustentabilidade: plantar dessa maneira em terrenos elevados preserva mais o solo, evitando erosões. Outra vantagem da técnica é que ela preserva os nutrientes do solo, aumentando a produtividade.

 

Afolhamento

 

O nome “afolhamento” deriva do fato de que as divisões da exploração agrícola são chamadas de “folhas” ou “parcelas”. Semelhante à técnica de rotação de culturas, o afolhamento consiste em dividir o solo em três partes, nas quais duas delas serão cultivadas, enquanto uma descansa. 

Isso evita o desgaste do solo e contribui para a preservação de seus nutrientes, pois a parte do solo que descansa se recupera enquanto as outras produzem - e assim, sucessivamente. Apenas para se ter uma ideia, a técnica do afolhamento já era praticada na China há cerca de 2 mil anos.

 

Plantio Direto

Trata-se de uma técnica de semeadura na qual a semente é posta no solo quando ele ainda não está resolvido, isto é, sem ser parado previamente ou apenas com gradagem leve niveladora. 

Sobre os benefícios e pontos positivos do plantio direto, podemos destacar o cuidado com o meio ambiente, bem como a melhor retenção da umidade, o que promove maiores rendimentos em anos secos. Trata-se de uma técnica interessante de se utilizar.

 

Integração Lavoura-Pecuária

Por fim, a última forma interessante de técnicas de manejo é a Integração Lavoura-Pecuária. A prática consiste em utilizar diferentes tipos de sistemas produtivos - florestais, agrícolas e pecuários. É interessante utilizar tal técnica para aumentar a produtividade, preservando também os nutrientes do solo. Além disso, devido a diversificação da produção, as propriedades que adotam a ILP promovem maior geração de empregos.